Araguaína, com sua visão progressista e compromisso com a inovação, conquistou os holofotes na categoria Inovação e Transformação Digital no prestigioso evento Smart City Expo Curitiba 2024. Este evento prestigia as cidades brasileiras que investem arduamente em projetos sustentáveis e criativos, apresentando alternativas viáveis para o futuro do país. Competindo com pesos-pesados como Niterói (RJ) e São Paulo (SP), Araguaína não apenas se destacou entre os finalistas, mas também chamou a atenção nacional para suas iniciativas pioneiras.
O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards representa a versão brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. Sob o título de “Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para”, a gestão municipal apresentou suas ambiciosas iniciativas, ganhando reconhecimento e admiração. A ansiedade é palpável, pois o veredicto final será revelado nesta quinta-feira, 21, durante uma cerimônia marcante no Teatro Positivo, em Curitiba.
“É uma honra incrível e uma enorme satisfação estar entre as finalistas. Este reconhecimento nacional é um testemunho da excelência de nossa gestão, que se empenha em melhorar a vida dos cidadãos de Araguaína. Além disso, prova que nossos esforços estão gerando resultados tangíveis, como evidenciado pelos convites que estamos recebendo para compartilhar nossas estratégias de tecnologia e inovação em diversos eventos“, destaca orgulhosamente o secretário Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais, Fabiano Souza.
O evento, organizado pela iCities e em sua 5ª edição, avalia as ações das cidades com base em critérios de inovação, impacto e viabilidade. Além da categoria na qual Araguaína brilha, há outras quatro premiações em jogo: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social).
Visão de Vanguarda
Em 2019, Araguaína conquistou um feito notável ao se tornar a primeira cidade do Brasil a decretar a liberdade econômica em conformidade com a Lei Federal nº 13.874/19. Essa iniciativa foi fundamental para que a cidade alcançasse uma posição de destaque no ranking nacional de tempo de abertura de empresas entre municípios de 100 a 500 mil habitantes. Com um tempo médio estimado de 1 hora e 37 minutos, Araguaína figura entre as líderes do país em eficiência burocrática.
Além disso, a cidade se destaca por ser pioneira na implementação do Marco Legal das Startups, criado em 2021, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma GOV.BR (2020), na adesão ao GOV.BR Cidades (2022) e na criação de um Sandbox Regulatório, que oferece um ambiente propício para que empresas testem seus projetos inovadores de forma descomplicada.
Rumo à Tecnologia 5G
A visão de Araguaína transcende o convencional, almejando promover uma melhor qualidade de vida por meio da adoção de tecnologias de ponta. O objetivo é oferecer serviços públicos ágeis, eficientes e transparentes aos cidadãos, impulsionando a digitalização em todos os setores.
Como parte desse compromisso, a tecnologia 5G foi inicialmente implantada na região central da cidade, conectando os órgãos públicos municipais e pavimentando o caminho para uma infraestrutura digital robusta. Além disso, a cidade está no processo de planejamento para a construção de uma usina de energia solar, com projeto já em andamento e a licitação prevista para os próximos dois anos. Araguaína está, sem dúvida, moldando o futuro hoje.