Enquanto o aroma de pão fresco envolve o estado do Tocantins, uma iniciativa transformadora está prestes a desabrochar. Na segunda-feira, dia 8, o governo do Tocantins deu um passo gigante rumo à inclusão produtiva e à geração de renda ao adotar o Projeto Padaria Artesanal, concebido pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin. Sob o impulso da primeira-dama do estado, Karynne Sotero, a implementação desta visão ganha força, prometendo mudar vidas e comunidades inteiras.
Empenho coletivo para um futuro mais saboroso
Em uma reunião remota, representantes do governo tocantinense, incluindo o secretário Extraordinário de Representação do Tocantins (Serb), Carlos Manzini Júnior, e o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, alinharam estratégias cruciais. Entre elas, o treinamento de Agentes Multiplicadores e a escolha do local para a Unidade Polo do Projeto Padaria Artesanal. A partir dessa fase, uma visita técnica marcará o início dos cursos de fabricação de pães, trazendo consigo o aroma promissor de oportunidades.
A iniciativa, gestada em março durante um encontro entre Karynne Sotero e Lu Alckmin, prometeu uma colaboração promissora. “Ficamos muito animados com o Padaria Artesanal, que está alinhado com os objetivos da Secretaria, bem como vai se encaixar perfeitamente com um novo projeto que vamos reativar em breve. Por isso, estamos empenhando todo o esforço possível para trazer o modelo para o Tocantins e ajudar aqueles que mais precisam”, afirmou a primeira-dama.
Um novo horizonte na panificação tocantinense
Jonis Calaça, da Setas, propôs uma integração meticulosa do Projeto Padaria Artesanal aos esforços do Projeto Inclusão Produtiva. Uma visão compartilhada, que busca estabelecer um Acordo de Cooperação Técnica para preservar a essência do projeto original. Enquanto isso, Carlos Manzini Júnior, da Serb, destacou o potencial de fortalecimento das relações entre o Tocantins e o governo federal por meio deste projeto. A primeira-dama Karynne Sotero, desde o primeiro encontro, ressaltou a urgência na implementação, consciente do impacto positivo que o projeto terá nas famílias tocantinenses.
Mais que pão: uma jornada de transformação
O Projeto Padaria Artesanal, concebido há mais de duas décadas em São Paulo, já espalhou seu legado por 31 localidades em seis estados brasileiros, e agora desembarca no Tocantins. Sua abordagem inclusiva vai além da produção de pães, ensinando sobre higiene, empreendedorismo e formalização. Uma metodologia simples que promete transformar lares em fontes de renda. Desde sua concepção, mais de 100 mil pessoas já foram capacitadas, alimentando não apenas corpos, mas também sonhos e esperanças.