Tocantins Participa de Curso Nacional de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos em Manaus
Evento promovido pela Polícia Federal tem como objetivo potencializar o combate à lavagem de dinheiro e o rastreamento de patrimônio criminoso
O delegado Guilherme Rocha Martins, chefe da Delegacia Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR) e representante do Núcleo de Recuperação de Ativos do Tocantins (NURAT/PCTO), está participando do III Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRA), realizado entre 30 de junho e 4 de julho em Manaus (AM).
Organizado pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos Recupera, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o curso visa fortalecer técnicas de rastreamento patrimonial e descapitalização de organizações criminosas, além de estimular a troca de conhecimento entre as polícias judiciárias do país.
Fortalecimento da Investigação e Reposição de Recursos Públicos
Segundo o delegado Guilherme Rocha Martins, a participação no CIRA reforça o compromisso da Polícia Civil do Tocantins com a eficiência nas investigações e a recuperação de ativos como política pública estratégica.
"Esta capacitação é fundamental para aprimorar as ações de combate ao crime organizado. A descapitalização das organizações criminosas é uma etapa decisiva para sufocar suas operações e recompor o patrimônio público. O Tocantins está alinhado com as melhores práticas nacionais nessa missão", afirmou.
Capacitação Teórica e Prática com Participação Nacional
O evento está sendo realizado no Centro Universitário Fametro, reunindo 60 profissionais de segurança pública, incluindo delegados e policiais civis de 19 estados e representantes das 27 Superintendências da Polícia Federal.
Com atividades teóricas e práticas, o curso busca atualizar os participantes sobre novas estratégias de inteligência financeira, análise de movimentações suspeitas e cooperação interinstitucional no combate à lavagem de dinheiro.
Essa iniciativa reforça a importância da articulação nacional na recuperação de bens desviados e no enfrentamento ao crime organizado em todo o Brasil.
Deixe o seu Comentário