A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 começou nesta segunda-feira, 17, com a Receita Federal recebendo as primeiras declarações referentes ao ano-calendário de 2024. Os contribuintes têm até às 23h59 de 30 de maio para realizar o envio.
O programa gerador da declaração foi liberado na última quinta-feira, 13, e aqueles que têm rendimentos tributáveis superiores a 33.888 reais ou receita bruta de atividades rurais superiores a 169.440 reais estão obrigados a declarar. Também estão isentos aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024, a menos que se enquadrem em outras condições de obrigatoriedade.
A Receita Federal espera um aumento de quase 7% nas declarações em relação ao ano anterior, com uma previsão de 46,2 milhões de envios. Para evitar problemas no envio, é importante que os contribuintes organizem seus documentos com antecedência. O não cumprimento do prazo pode resultar em multas de até 20% do imposto devido, além da penalidade mínima de 165,74 reais.
A declaração pré-preenchida, que facilita o processo para muitos contribuintes, começará a ser implementada hoje, com informações de rendimentos e pagamentos, sendo totalmente concluída até 1º de abril. Para acessar o programa, é necessário autenticar-se na Plataforma Gov.BR com nível ouro ou prata.
Entre as principais mudanças para 2025, destacam-se ajustes nos limites de obrigatoriedade de declaração e novas exigências para quem obteve rendimentos no exterior ou atualizou valores de imóveis declarados. A Receita Federal também espera que 57% das declarações sejam feitas com o uso da versão pré-preenchida, um aumento em relação aos 41,2% registrados no ano passado.
As restituições começarão a ser liberadas em cinco lotes, com início em 30 de maio, e serão priorizadas para idosos, pessoas com deficiência e aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida e escolherem o Pix para o recebimento.
Com informações da Agência Brasil.
Deixe o seu Comentário