Guarda Metropolitana de Palmas Resgata Gato-Mourisco Ferido em Condomínio
Felino selvagem foi capturado após ataque de cachorro e receberá tratamento antes de ser reintegrado à natureza
Na manhã desta sexta-feira (28), a Guarda Metropolitana Ambiental (GMP) de Palmas resgatou um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) dentro do Condomínio Taiti, na região norte da capital. O animal, de aproximadamente 4 kg, apresentava ferimentos em uma das patas após ser atacado por um cachorro.
Funcionários do condomínio contiveram o felino e acionaram a GMP pelo disque 153. Após a captura, o gato-mourisco foi levado ao Quartel da Guarda Metropolitana e, em breve, será encaminhado ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) para receber atendimento veterinário antes de ser devolvido à natureza.
Conheça o Gato-Mourisco
O gato-mourisco, também chamado de jaguarundi, é um felino selvagem de hábitos solitários, encontrado desde o Sul dos EUA até o Norte da Argentina. Com dieta carnívora, alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos, aves e répteis, podendo consumir frutas ocasionalmente.
A ação reforça a importância da preservação da fauna silvestre e do trabalho de órgãos ambientais no resgate e reabilitação de animais em áreas urbanas.
Deixe o seu Comentário