Para minimizar a sobrecarga no Hospital Geral de Palmas (HGP), o secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, e a secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, realizaram uma reunião estratégica na segunda-feira (17). O encontro incluiu uma vistoria no pronto-socorro, onde 70% dos pacientes são de Palmas, e alinhou ações para otimizar atendimentos e evitar transferências desnecessárias à unidade, referência em média e alta complexidade no estado.
Felinto destacou os investimentos recentes no HGP, que incluem 157 novos leitos, ampliação de UTI e melhorias estruturais. No entanto, a crescente demanda, especialmente por cirurgias ortopédicas – que chegam a 13 por dia –, tem levado a um cenário de superlotação, especialmente nos finais de semana.
Como parte da solução, a parceria entre Estado e Município pretende fortalecer o atendimento na atenção primária e nas UPAs, garantindo que o HGP receba apenas casos de alta complexidade. Além disso, a Polícia Militar e o Detran atuarão com campanhas educativas e fiscalizações para reduzir os acidentes de trânsito, que representam mais de 80% dos atendimentos ortopédicos.
A secretária Dhieine Caminski reforçou que a meta é melhorar o fluxo de atendimentos até julho, garantindo que cada nível do SUS cumpra seu papel. Já o presidente do Detran-TO, Willian Gonzaga, afirmou que as campanhas de conscientização continuarão sendo intensificadas para reduzir os índices de acidentes no estado.
Deixe o seu Comentário