Estudantes de Palmas conquistam medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática e serão premiados no Rio de Janeiro
Dhulia Victoria e João Antônio estão entre os melhores do país na Obmep, competição que reuniu mais de 18,5 milhões de participantes
Dois alunos da rede municipal de Palmas alcançaram a maior premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep): a medalha de ouro. Dhulia Victoria Ribeiro Silva, da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, e João Antônio de Meneses Sá Filho, da Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, serão homenageados na cerimônia nacional de premiação, que ocorrerá no Rio de Janeiro no dia 30 de junho.
A competição, que atraiu estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o país, destacou os jovens tocantinenses entre milhões de participantes. João Antônio compartilhou que sua preparação incluiu resolver questões de provas anteriores e estudos teóricos dos temas mais recorrentes na competição.
Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela olimpíada, ressaltou a importância do evento: “A premiação dos medalhistas de ouro é o momento mais encantador do nosso calendário. É a celebração do talento e do futuro da ciência brasileira.”
Sobre a Obmep
Promovida pelo Impa com apoio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI), a Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar jovens talentos em todo o Brasil. Nesta edição, 683 estudantes receberão a medalha de ouro pelos melhores desempenhos nos três níveis da competição.
A delegação tocantinense será acompanhada pelos coordenadores estaduais da Obmep, professor Paulo Cleber Mendonça Teixeira (UFT) e Wiliam Carlos de Sousa Luz (Seduc), reforçando o compromisso do estado com a excelência em educação.
(Imagem: João Antônio durante seus estudos preparatórios para a Obmep)
Deixe o seu Comentário